Segundo o Relatório “As Condições da Saúde Ocular no Brasil em 2019”, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de 1 milhão de brasileiros (0,75% da população) são cegos. Esse número tem impacto direto tanto na economia familiar quanto na do país.

Estudo desenvolvido pela The Lancet Global em 2020 informa que problemas de visão resultaram em perdas da ordem de US$ 410,7 bilhões em produtividade em todo o mundo.

Dentre os principais resultados do estudo está a necessidade de inclusão da saúde ocular nas políticas de saúde pública, ação que pode trazer resultados positivos não apenas no cenário social, mas também para a economia dos países.

No Brasil, o estudo de 2019 indica que 74,8% dos casos de doenças oculares que provocam a cegueira são preveníveis ou curáveis, o que significa mais 748 mil cidadãos com saúde ocular adequada para alavancar a economia.

Segundo a Revista Universo Visual, “o estudo foi escrito por uma comissão de 73 especialistas de 25 países com o objetivo de traçar possíveis linhas de pesquisa para a saúde ocular global.”

“Nós acreditamos que aprimorar a saúde dos olhos deve ser visto, principalmente, como uma questão de desenvolvimento humano”, afirma e mesmo estudo.

O mercado de saúde ocular como um todo só tem a ganhar com o incremento de ações que, além de promoverem a saúde, tem um impacto tão significativo na economia. É o tipo de ação que, olhada por qualquer ângulo, só traz resultados positivos.

.

TAGS

saúde ocular, saúde visual, oftalmologia, mercado oftalmológico, antecipação de recebíveis, fomento mercantil, fomento comercial, fomento florianopolis, fomento santa catarina, sucesso, empresas, empreender, empreendedor, empreendedorismo, motivação, novax fomento, oportunidade de negócios, inverno e negócios, sazonalidade nos negócios, confiança inovação, fomento mercantil, Novax Fomento florianópolis