Em uma definição bem simples, fomento mercantil é uma operação que antecipa os valores que uma empresa tem a receber de seus clientes. É uma forma de fazer caixa a agilizar a movimentação da sua empresa.

Imagine que você tem, por exemplo, duplicatas a receber de vendas realizadas que vencem nos próximos 90 dias, e precisa adquirir matéria prima antes deste prazo. Você pode buscar uma empresa de fomento mercantil para realizar essa operação.

Empresas de fomento mercantil disponibilizam dinheiro de forma mais ágil, mais rápida e com menos burocracia do que as grandes instituições financeiras.

Essas empresas oferecem taxas menores do que as ofertadas pelos bancos. Além disso, são mais ágeis na aprovação do seu crédito e na liberação dos recursos que sua empresa necessita.

Mas a escolha da empresa mais adequada para atender às necessidades da sua empresa deve passar por alguns critérios importantes a serem devidamente observados.

Confira a seguir o check list que você pode utilizar para definir a melhor

 

RECOMENDAÇÃO

  • Busque informações com outros empresários, mesmo que de setores diferentes, para saber qual empresa eles utilizam para as suas operações de fomento.
  • Procure saber também se eles já utilizaram alguma outra empresa com a qual tenham tido algum tipo de intercorrência.
  • Informe-se também há quanto tempo operam com as empresas atuais.

PROXIMIDADE GEOGRÁFICA

Ser uma empresa próxima não é obrigatório mas pode ser interessante no sentido de se conseguir maiores informações sobre a atuação da mesma junto ao mercado local. Uma empresa que atende a muitos clientes locais denota confiança do mercado na prestação dos seus serviços.

CONHECIMENTO PESSOAL

Se você conhece algum profissional que trabalhe em uma empresa de fomento mercantil, é mais uma fonte de informações e referências com a qual você pode contar na gora de pesquisar e fazer uma boa escolha. Não hesite em lançar mão de mais esse recurso.

TEMPO DE EXISTÊNCIA

O tempo de existência de uma empresa de fomento mercantil é um excelente indicador de sua seriedade. Afinal, nenhuma empresa nesse segmento consegue se manter por muito tempo sem cultivar a correção na prestação dos seus serviços.

CARTEIRA DE CLIENTES

Os clientes atendidos também são um excelente indicador da qualidade e confiança nos serviços prestados pelas empresas de fomento mercantil.