Para otimizar o fluxo de caixa, uma ação praticada por muitas empresas é a antecipação de recebíveis.

Você já se deparou com uma situação em que ter acesso ao capital de giro no momento certo foi fundamental para garantir a sobrevivência da empresa? A gestão de um negócio é composta por momentos de altos e baixos, principalmente quando o seu ciclo de vida ainda é curto.

Nesse cenário, para otimizar o fluxo de caixa e evitar as possíveis faltas desse capital, uma ação praticada por muitas empresas é a antecipação de recebíveis.Como é uma forma de se ter acesso rápido e fácil aos seus recebíveis no momento de necessidade, é uma estratégia escolhida por muitos empreendedores no lugar de solicitar outro tipo de empréstimo empresarial.

No entanto, como qualquer outro recurso financeiro externo, antes de usar esse mecanismo no seu negócio, é muito importante ter um controle do fluxo de caixa e um planejamento de caixa que prevê os passos futuros para o crescimento da empresa.

 

O que é a antecipação de recebíveis?

Explicando de uma forma bem simples e clara, trata-se de um mecanismo que antecipa os valores das suas vendas, permitindo que você receba um capital que só entraria no seu caixa no prazo acordado com o cliente.

Isso significa que os valores relativos às vendas parceladas por meio de cartão de crédito, duplicatas, cheques pré-datados ou carnês podem entrar na sua conta logo após a compra ser feita. Dessa forma, o empreendedor não precisa esperar para receber uma quantia a cada mês.

Na falta de capital de giro suficiente para a necessidade de determinado mês, essa estratégia pode ser uma ótima solução. Mas, é importante ressaltar que é só uma forma de antecipar um valor que já viria para a conta da empresa nos próximos meses. Por isso, para conseguir realizar a operação e receber o valor à vista, é preciso ter essa compra finalizada pelo cliente.

 

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Para que não reste nenhuma dúvida para você, vamos simular uma antecipação de recebíveis para a sua empresa? Então, suponhamos que você tem uma fábrica de móveis e oferece pagamento cartões de crédito e débito para seus clientes.

Nos próximos 6 meses, com as suas últimas vendas, sua empresa tem uma quantia de 50 mil reais para receber de pagamentos realizados na maquininha.

No entanto, você vai precisar desse valor ainda neste mês para cobrir os seus custos e evitar possíveis complicações financeiras no seu caixa.

É nesse momento que entra a antecipação de recebíveis. Depois de analisar todas as suas opções e escolher um credor que oferece condições que se encaixam na necessidade do seu negócio, é hora de fechar a sua operação.

Pronto, o valor das suas futuras parcelas entra na conta e o seu problema é solucionado.

Mas, ainda falta a última etapa: o pagamento. Embora costume ser mais barata do que os demais tipos de empréstimo disponíveis no mercado, essa operação também tem custos e taxas.

Capital de Giro

O pagamento se dá da mesma maneira que o pagamento do seu cliente entraria na sua conta, de forma parcelada, no prazo acordado com o seu credor. E, é claro, os custos ofertados para a sua empresa são somados ao montante final.

 

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/antecipacao-de-recebiveis-o-que-e-e-suas-vantagens/

.

Tags

antecipação de recebíveis, fomento mercantil, fomento comercial, fomento florianopolis, fomento santa catarina, sucesso, empresas, empreender, empreendedor, empreendedorismo, motivação, novax fomento, oportunidade de negócios, inverno e negócios, sazonalidade nos negócios, novax, novax fomento, novax fomento mercantil, novax fomento florianópolis