Em tempos de pandemia, o aperto de mãos foi temporariamente suspenso e, em determinados locais, foi substituído por um breve toque de cotovelos.

 

Segundo a Natgeo, o aperto de mão tem origem como um gesto de paz que surgiu há mais de 3 mil anos. A teoria mais aceita indica que essa era uma forma de mostrar que não se portava armas, e o sacudir das mãos durante o cumprimento era a garantia de que não se escondia nada nas mangas.

O gesto de apertar as mãos está presente em famílias, nos esportes, na política e, principalmente, nos negócios.

 

Foto: William Fortunato – PEXELS

Segundo a Wikipédia, “o aperto de mão é, dependendo da cultura, um gesto social que expressa um sentimento positivo de amizade, afinidade ou confiança entre dois seres humanos. É uma forma de cumprimento e é também utilizado no fortalecimento das transações comerciais, ou seja, ao fazer-se o gesto simboliza-se que um negócio ou acordo está selado.”

Apertar as mãos iguala as pessoas. Por isso é um gesto tão apreciado e difundido no meio dos negócios.

E você, continua usando o aperto de mãos para selar negócios ou migrou definitivamente para o “aperto de mãos virtual”?

.

antecipação de recebíveis, fomento mercantil, fomento comercial, fomento florianopolis, fomento santa catarina, sucesso, empresas, empreender, empreendedor, empreendedorismo, motivação, novax fomento, oportunidade de negócios, inverno e negócios, sazonalidade nos negócios, confiança, aperto de mãos

.